04 abril 2008

Willy Zumblick


Sabemos que hoje é dia de festa e não de tristeza, mas como esse blog é 'tubaronense', não poderíamos deixar de homenagear o mais ilústre filho desta cidade de todos os tempos.
__________________________________________________

Willy Alfredo Zumblick nasceu no dia 26 de setembro de 1913. Filho de Roberto Zumblick e Ida Furghestti, teve o dom pelas artes despertado precocemente. Ainda estudante do Colégio São José, aos 13 anos de idade já se destacou como o melhor aluno em desenho e pintura. A vocação não sofreu influências de ninguém _ aprendeu sozinho a fazer seus traços inconfundíveis.

Autodidata, a única vez que recebeu alguma influência artística foi quando o pintor alemão Frederico Guilherme Lobe, da Escola Alemã de Belas Artes de Porto Alegre, esteve em Tubarão, contratado pelo padre Geraldo Spettmann para pintar figuras e passagens da Bíblia na Igreja Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.

Na adolescência, começou a primeira atividade artística considerada profissional: desenhista de cartazes que anunciavam a programação do cinema local. Astros e estrelas de Hollywood foram retratados por Willy.

Reconhecido não apenas no Brasil, mas no exterior, onde suas telas também chegaram, seu Willy era um homem de poucas palavras, mas de muito conhecimento.

Nas mais de cinco mil telas pintadas, os temas prediletos foram temas religiosos e históricos, em especial de Anita Garibaldi. Paralelo à pintura, começou a fazer esculturas, também sem mestres, utilizando apenas o dom que ele considerava ser um presente de Deus e da natureza.
Willy se casou em 1937 com Célia Sá, falecida em 2005, e com ela teve cinco filhos: Carlos Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus Geraldo.
__________________________________________________

Quando muitos de nós nascemos este já era um senhor de mais de 70 anos.

O "bom velhinho" era um homem bom.

* 26/09/1913
+ 03/04/2008

BOM FINAL DE SEMANA!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Willy, de tao importante que era o blog morreu junto!